Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Aluno externo no Ensino Superior

por Mário Botelho, em 17.01.16

O aluno externo, ou aluno em regime livre, é um aluno que frequenta unidades curriculares isoladas sem ter efectuado qualquer prova de ingresso. Este aluno vai frequentando as disciplinas até finalizar o grau a que se propõe, sendo que concluído terá de efetuar a prova de ingresso (exame nacional de português, matemática, etc.) requerida pela instituição de ensino superior e ainda pedir equivalência de todas as notas que teve para finalmente obter o grau de licenciado, mestre, doutor... Existem vários 'pormenores' que me fazem desaconselhar esta opção, são elas:

 

  • limite de inscrição por ECTS - ou seja, as instituições decidem em quantos créditos te poderás inscrever. No ensino superior a cada disciplina é atribuido um x número de créditos, sendo que o somatório desses créditos deverá realizar 180, para o grau de licenciado. A grande maioria das licenciaturas de 3 anos têm esses créditos divididos, aproximadamente 60 cada ano. Acontece que pelo limite de créditos para alunos em regime livre, caso a instituição estipule, por exemplo, em 30 o limite de ECTS / ano, o aluno demoraria necessariamente o dobro do tempo a realizar a mesma licenciatura; 

 

  • valores por disciplina ou ECT - os valores praticados fazem com que cursos leccionados em instituições públicas se assemelhem em despesa ao das privadas, pelo que se uma instituição privada ja ficaria de parte desde início devido a questões financeiras,  deve esta opção ser excluida por igual motivo; 

 

  • legislação - cada instituição tem autonomia para excercer tudo acima escrito e tudo mais como lhe apetecer,  o que pode ser muito bom ou muito mau.

 

Para além de que, não te deves esquecer,  a prova de ingresso terá mesmo de ser efectuada mais tarde ou mais cedo. Que é algo que te trará sempre uma boa carga desmotivante quando mais precisas do contrário. Vejo, portanto, esta opção de aluno externo no ensino superior como um colocar de carro à frente dos bois. E como costumo dizer: "Façam favor, os bois primeiro".

 

Sobre o Acesso Maiores de 23, em destaque neste espaço,  requisitos e pormenores sobre a candidatura aqui.

 

Um abraço!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)




Mais sobre mim

foto do autor


Posts mais comentados



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D