Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Candidatura Maiores de 23

por Mário Botelho, em 01.03.16

Ensino Superior pelos Maiores de 23, a quem se destina?

A todos os candidatos que tenham 23 ou mais anos, ou que completem 23 anos até ao dia 31 de Dezembro do ano em que se candidatam, e não possuam habilitações para uma candidatura pelo contingente geral (escolaridade insuficiente, prova de ingresso em falta, etc.)

 

Se já decidiste que queres iniciar esta caminhada, se cumpres o requisito acima, se já sabes em que curso te queres inscrever e em que instituição o vais fazer, chegou a altura de iniciares a tua Candidatura (se não sabes, clica aqui).

 

 

Candidatura

 

A candidatura ao Ensino Superior pelo acesso Maiores de 23 passa por várias fases, a saber:

 

1ª Fase - Inscrição na Prova de Ingresso: este é o momento em que te diriges pela primeira vez à instituição (ou instituições, caso tenhas decidido candidatar-te a mais do que uma, o que é perfeitamente possível, não existe qualquer impedimento) que escolheste. Deves então aproveitar para dar uma vista de olhos nas instalações e sentires o ambiente, o espaço, visto que é lá que passarás os próximos anos. Para efectivares a candidatura terás de te fazer acompanhar da seguinte documentação, cópias e originais, datada e assinada e pagar um valor que ronda os 50/60€ em instituições públicas:

 

  • Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;
  • Impresso de candidatura - fornecido e preenchido no momento;
  • Currículo escolar e profissional;
  • Certificado de Habilitações;
  • Comprovativos da experiência profissional desenvolvida e outros elementos que consideres relevantes para a avaliação da tua capacidade para frequência do curso de licenciatura a que te candidatas;

 

certas instituições exigem ainda:

 

 

2ª Fase - Realização da Prova: neste dia estarás numa sala com várias pessoas com o mesmo objectivo que tu. Verás pessoal engravatado, pessoal de calções e chinelos, e ver-te-ás a ti novamente com uma calculadora gráfica na mão, tal como eles, na esperança de alcançares mais que 9,5 valores. (Também este valor varia de instituição para instituição, sendo o espectro que conheço entre 8,5 e 10 para uma aprovação na prova).

 

3ª Fase - Entrevista: caso tenhas obtido classificação positiva na prova serás notificado para comparecer a uma entrevista com alguns docentes da universidade. Será uma entrevista apenas para te dares a conhecer um pouco, não serão testados quaisquer conhecimentos (relax).

 

4ª Fase - Candidatura ao Ensino Superior: Após tudo isto não é garantido ainda o teu ingresso no Ensino Superior. São emitidas vagas, um número restrito, para o acesso Maiores de 23. Terá a tua candidatura, no somatório prova + entrevista, que obter uma nota que te permita situar acima da nota dos de mais candidatos.

Usualmente, as vagas nunca são totalmente preenchidas por o número de alunos a obter classificação positiva na prova escrita ser estrito. Exemplo: 100 candidatos, 8 vagas, como apenas 5 dos 100 obtiveram aprovação à prova de ingresso, esses 5 entram naturalmente. Mas cuidado, se apenas abrissem 4 vagas um ficaria de fora apesar de nota positiva na prova... Não queiras ser esse, estuda e tira uma boa nota!

 

NOTA: A leitura deste e doutros posts que expressem mais do que opinião não dispensa de forma alguma a leitura dos regulamentos internos de cada institiuição.

 

Um abraço!

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



16 comentários

Sem imagem de perfil

De Micaela a 07.07.2016 às 14:45

Boa tarde, gostaria de saber se existe algum pdf de exemplo da prova dos mais de 23 anos de Psicologia (Lusófona).

Obrigada

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Posts mais comentados



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D